AO3 News

Post Header

Published:
2022-06-05 00:53:33 UTC
Original:
Comment blocking is coming
Tags:

Estamos contentes em anunciar que, nos próximos dias, vamos implementar a primeira parte das nossas características de bloqueio e silenciamento: a capacidade de impedir pessoas utilizadoras com sessão iniciada específicas de comentar nas tuas obras e responder aos teus comentários.

Bloqueio e Silenciamento: Um Lembrete

Vamos implementar dois tipos de funcionalidades para ajudar as pessoas utilizadoras a controlar as suas próprias experiências e adicionar uma camada de proteção contra assédio, sem tornar mais difícil a criação e a interação com conteúdo no Archive of Our Own – AO3 (O Nosso Próprio Arquivo):

  • Bloqueio, que irá impedir certas pessoas utilizadoras de interagirem contigo.
  • Silenciamento, que irá excluir conteúdo de certas pessoas utilizadoras da tua experiência pessoal no AO3.

Como aplicar estes conceitos a todas as, funcionalidades do AO3, muitas vezes interconectadas, de uma vez só seria um projeto gigantesco, estamos a adotar uma abordagem gradual que te vai permitir bloquear e silenciar pessoas utilizadoras em algumas áreas enquanto continuamos a trabalhar noutras.

Bloqueio Parte 1: Comentários

A página Pessoas Utilizadoras Bloqueadas descreve o que é que bloquear faz e permite-te bloquear pessoas utilizadoras adicionais através de um pequeno formulário.  Também enumera pessoas utilizadoras que bloqueaste e providencia uma opção para as desbloquear.

Com este primeiro lançamento, estamos a focar-nos em bloquear comentários de pessoas utilizadoras com sessão iniciada. Quando bloqueares uma pessoa utilizadora, ela já não será capaz de comentar nas tuas obras ou responder a comentários que deixaste em publicações de notícias ou obras de outras pessoas criadoras. Elas também não conseguirão editar comentários existentes ou respostas que te deixaram.

O bloqueio irá persistir mesmo que a pessoa utilizadora bloqueada altere o seu nome.

Podes bloquear uma pessoa utilizadora ao pressionar o botão "Block" (Bloquear) no seu perfil, painel ou comentários. Pessoas utilizadoras que bloqueaste anteriormente também podem ser desbloqueadas nestas localizações.

Também podes bloquear uma pessoa utilizadora ao introduzir o seu nome na nova página de Pessoas Utilizadoras Bloqueadas, acessível ao seguir o link de "Blocked Users" (Pessoas Utilizadoras Bloqueadas) na tua página de preferências.

A página de Pessoas Utilizadoras Bloqueadas lista todas as pessoas utilizadoras que bloqueaste. Outras pessoas utilizadoras não serão capazes de ver quem bloqueaste -- as únicas pessoas com acesso à tua lista de pessoas utilizadoras bloqueadas serão tu e as pessoas administradoras do site com certos níveis de acesso.

Se suspeitares que alguém que bloqueaste ainda está a deixar comentários nas tuas obras ou a responder aos teus comentários noutro sítio no AO3, contacta a equipa de Políticas e Abuso.

Por favor tem em atenção que se bloqueares uma pessoa utilizadora com quem cocriaste obras, a tua pessoa cocriadora bloqueada ainda conseguirá comentar em obras que vocês cocriaram. No entanto, essa pessoa não será capaz de responder diretamente aos teus comentários nessas obras.

Silenciamento: Uma Atualização

Estamos a trabalhar numa interface semelhante para silenciar pessoas utilizadoras com sessão iniciada, mas, entretanto, podes silenciar pessoas utilizadoras, obras, séries ou obras externas criando um estilo do site, utilizando o CSS seguinte:

  • .user-000 { display: none !important; } para ocultar todas as obras, séries e favoritos de uma pessoa utilizadora dos resultados de listagens e procura de obras e favoritos, bem como quaisquer comentários que a pessoa utilizadora com sessão iniciada deixou em obras ou publicações de notícias. Substitui 000 com o ID da pessoa utilizadora cujas obras queres ocultar. O ID de uma pessoa utilizadora é uma série de números que pode ser encontrada no perfil da pessoa utilizadora na secção "My user ID is" (O meu ID de pessoa utilizadora é). O ID de uma pessoa utilizadora não é alterado se a pessoa alterar o seu nome.
  • .work-000 { display: none !important; } para ocultar uma obra específica dos resultados de listagem e procura de obras e favoritos. Substitui 000 com o ID da obra que queres ocultar. O ID da obra é uma série de números que pode ser encontrada no URL da obra. O ID vem imediatamente depois de /works/, por exemplo /works/000/chapters/123.
  • .series-000 { display: none !important; } para ocultar uma série específica dos resultados de listagem procura de favoritos, bem como páginas de séries de pessoas utilizadoras. Substitui 000 com o ID da série que queres ocultar. O ID da série é uma série de números que pode ser encontrada no URL da série. O ID vem imediatamente depois de /series/, por exemplo /series/000.
  • .external-work-000 { display: none !important; } para ocultar uma obra externa específica da listagem e resultados de pesquisa de favoritos. Substitui 000 com o ID da obra externa que queres ocultar. (Nota que podem existir várias cópias de uma obra externa, cada uma com um ID diferente.) O ID da obra externa é uma série de números que pode ser encontrada no URL da obra externa. O ID vem imediatamente depois de /external_work/, por exemplo /external_work/000.

Para ocultar múltiplos items, podes separar os seletores com uma vírgula: .work-000, .work-149319, .user-000 { display: none !important; }

Outras Opções

Além das futuras ferramentas de bloqueio e silenciamento, existe uma variedade de formas de controlar a tua experiência já existentes no AO3.

As nossas Perguntas Frequentes (FAQ) sobre Ferramentas de Navegação Não Oficiais lista alguns scripts de terceiros que te permitem filtrar conteúdo que não queres ver, e aqui estão algumas opções já existentes para gerir algumas funcionalidades:

Estamos sempre a trabalhar em mais opções como estas, pelo que certifica-te de verificar regularmente -- nós anunciamos as maiores mudanças aqui nas Notícias do AO3 pouco antes de serem lançadas. Também podes seguir @AO3_Status no Twitter or ao3org no Tumblr para te manteres em atualização.